Documento do Mês de Março
2020 - Documento do Mês de Março

Secção 03 – Álvares Coelho Mourão (1666-1696)

Doutor Matias Álvares Mourão de Aguiar

Filho de Belchior Ferreira de Aguiar, de Vila Pouca de Aguiar, e de D. Isabel Mourão, da Cumieira, era neto materno de Diogo Álvares de Mourão  e de sua mulher D. Maria Martins de Azevedo, instituidores do vínculo da Capela de Nossa Senhora da Esperança, na Cumieira.

Doutorou-se em Leis e Direito Canônico na Universidade de Coimbra, Colegial do Colégio Real de São Paulo e Rector dele e lente dos três livros do Código da Cidade de Coimbra e Desembargador do Porto. Desempenhou vários cargos na Justiça, entre os quais o de Juiz do Fisco e Desembargador da Suplicação, em Lisboa. Comandou, como Capitão, uma companhia de estudantes de Coimbra, por ele sustentada.

Casou-se com D. Maria Coelho, a velha e não tiveram filhos.

Faleceu em 19 de Maio de 1675.

 

1663, Setembro, 09 – Coimbra

O documento do mês de Março traz  o Testamento e [escritura] de aprovação de testamento de D. Isabel Coelho, viúva do Doutor Diogo Álvares Mourão, no qual instituiu por herdeiros e testamenteiros o Doutor Matias Álvares Mourão [de Aguiar] e a irmã D. Maria Coelho; deixa a D. Joana [Mourão] , filha de seu marido, dois mil e quinhentos cruzados para dote e a Francisco, também filho de seu marido, cem mil reis.

 

4 fls., 21,5 X 30,3 cm; manuscrito sobre papel; caderno cosido.

SICM/SSC 06.01 /SR/GAVETA/SSR/MATEUS INSTITUIÇÕES/SSSR/MÇ 5.

2020 - Documento do Mês de Março

Schedule

Monday to Friday 

9am to 5pm

Saturday and Sunday

9am to 5:30pm

Contacts

+351 259 323 121

See & Listen

Program

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile