A NATUREZA DA NATUREZA MORTA - INTRODUÇÃO II

Go Back

Disciplinary Crosses
A NATUREZA DA NATUREZA MORTA - INTRODUÇÃO II
25 de maio | 11:00 - 17:00

Iniciativa conjunta da Fundação da Casa de Mateus e do CITCEM-Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, A Natureza da Natureza Morta | Introdução propõe um conjunto de master-classes em torno dos cruzamentos entre a tradição pictórica reconhecível nas Naturezas Mortas presentes na coleção da Casa de Mateus e a criação contemporânea.

O programa, desenvolvido em três etapas, parte da evidenciação das origens e desenvolvimento do conceito de Natureza Morta, entre o Renascimento e o Barroco, para confluir na discussão contemporânea da paisagem, sua representação, construção e expressão. Em análise, a imagem e as narrativas simbólicas que lhe surgem associadas, a morte da arte, a vida em movimento e a sua relação com a Natureza Morta, a relação com a fotografia e o cinema, os contributos da botânica, da zoologia ou da musicologia.

Pretende-se que os participantes desenvolvam conhecimentos teóricos e práticos nos campos dos Estudos das Belas-Artes e do Património, adquiram competências no âmbito da análise e interpretação da Arte, Paisagem e Território, estejam integrados num contexto de ensino teórico-prático e de proximidade com Coleções, Território, o Património Cultural e a Paisagem, promovam uma análise crítica às políticas de gestão de coleções e do património, estejam atentos para as necessidades de desenvolvimento de projetos em rede e em cooperação institucional.

O programa acompanha as exposições de três artistas visuais contemporâneos que integram a programação da Fundação da Casa de Mateus: Anne Marie Maes, artista multidisciplinar com formação em botânica e antropologia visual cuja prática combina arte e ciência com um interesse particular em ecossistemas e processos alquímicos; Manuel Casimiro, pintor, escultor, fotógrafo, designer e cineasta, inventor de lugares imaginários, autor de Jardim Pintado, jardim de inspiração zen instalado no Parque de Mateus; e Miguel Palma, criador que se apropria das narrativas da modernidade e as submete a uma ironia profunda, convocando conceitos como o progresso, a degenerescência, a velocidade e o fracasso.

Casa de Mateus

25 MAIO | 11H00 

MASTER-CLASS

A NATUREZA DA NATUREZA MORTA – INTRODUÇÃO II

RUI MAIA, NUNO RESENDE, RODRIGO MAGALHÃES


25 MAIO | 12H30 

INAUGURAÇÃO

JARDIM PINTADO, DE MANUEL CASIMIRO

MONTANHAS INEXISTENTES, DE MANUEL CASIMIRO


25 MAIO | 15H00 

MESA REDONDA

A OBRA DE MANUEL CASIMIRO

COM JONATHAN LAHEY DRONSFIELD, SERGIO CASAS, ANTÓNIO CERVEIRA PINTO E RUI MAIA, NUNO RESENDE, RODRIGO MAGALHÃES

For more information, contact us through the following e-mail: cultura@casademateus.pt

Partners

República Portuguesa Cultura
DGArtes
Municipio de Vila Real
CITCEM

Related Events

25
Sat
May
12:30

H

MONTANHAS INEXISTENTES | EXPOSIÇÃO DE MANUEL CASIMIRO
MONTANHAS INEXISTENTES | EXPOSIÇÃO DE MANUEL CASIMIRO
" Subir uma montanha obriga a um esforço, esforço que nos leva também a refletir, esforço e reflexão dois fundamentos importantes da vida, da arte.(...)Escalar uma montanha ajuda-nos...
Casa de Mateus

KNOW MORE

25
Sat
May
12:30

H

INAUGURAÇÃO DO JARDIM PINTADO | MANUEL CASIMIRO
INAUGURAÇÃO DO JARDIM PINTADO | MANUEL CASIMIRO
Na mesma data será inaugurada a Exposição 'Montanhas Inexistentes', também de Manuel Casimiro.Para um jardim de Manuel Casimiro, texto de António Cerveira Pinto.
Casa de Mateus

KNOW MORE

A NATUREZA DA NATUREZA MORTA - INTRODUÇÃO II

Schedule

Monday to Friday 

9am to 5pm

Saturday and Sunday

9am to 5:30pm

Contacts

+351 259 323 121

See & Listen

Program

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile